"AMOR Magister Estoptimus", de Guilherme Abreu, é o título do livro que me foi oferecido pela mãe da minha aluna Inês. Desde já agradeço o seu presente, com ele viajei pelo meu passado, voltei às minhas raízes, recordei coisas que nunca esquecerei de tão boas que foram, outras nem por isso.
Foi uma delícia ler o livro. É curioso constatar, o que já todos sabemos à priori, que tudo o que hoje somos é um reflexo do nosso passado. Às vezes questiono muitos aspectos da minha pessoa mas tudo tem uma razão de ser. Continuo a pensar por vezes como gostaria de ser diferente mas é tão difícil...
Deixo-vos alguns excertos que me adoçaram a alma:
- "...compreender as crianças é compreendermo-nos, é estarmos mais próximos do significado íntimo das coisas, é entendermos (...) que o mundo em que vivemos é: «um mundo em que as menores coisas são tão importantes e extraordinárias quanto o são as coisas grandiosas»."
- "amar-me a mim mesmo é, na sua essência, conhecer-me a mim mesmo. Se não conhecermos aquilo que sentimos, o porquê dos nossos medos e das nossas agressividades, como podemos, em boa verdade, amarmo-nos? Se eu não me conheço a mim, como posso conhecer e amar o próximo?"
- "Porque todas as crianças são especiais e trazem algo novo dentro de si, algo que vai bem para além do que possamos imaginar. Por isso é fundamental assegurar que elas entrem bem no mundo, pois só a partir dessa base poderá traduzir-se no concreto o imenso potencial de esperança e reniovação que cada criança tem para oferecer ao mundo."
- "As crianças, através da sua natureza espontânea, oferecem-nos a possibilidade de nos conectarmos com as nossas raízes, com o nosso íntimo, com a nossa vontade natural de irmos ao encontro da verdade e do amor."
Estes são apenas pequenos trechos de um livro que deliciou as minhas manhãs até a abertura do jardim. É um livro que recomendo e que tem como subtítulo "A importância da família no acompanhamento educativo".
Para os interessados:
AMOR Magister Estoptimus, ABREU, Guilherme. (2009). Porto: Papiro Editora
Olá.
ResponderEliminarPelo bocadinho que conheço de si, pensei que ia gostar e fico feliz por ter acertado.
Agradeço ao autor porque o trabalho dele vai ajudar-me como mãe e agradeço-lhe a si, pela divulgação de um livro que passa uma mensagem tão importante - "O amor é o melhor dos mestres".
Beijinhos,
Mãe da Inês